Acho engraçado como os homens mentem. A impressão que dá é que são membros de uma confraria secreta na qual a regra-mãe é “minta, em qualquer situação e sob qualquer pressão” no quesito “como lidar com as mulheres”.“Imagina! Eu?!?!”. Essa indagação soa familiar aos seus ouvidos? Pois ela é somente uma do arsenal masculino de “desculpas” esfarrapadas. Se você já ouviu essa pérola dentre tantas (taaantas!!) outras, sinta-se feliz, pois sim: você é normal! Anormal seria se você nunca tivesse ouvido ou, pior, se o seu namorado/marido/companheiro/amante nunca a tivesse dito antes. E afinal, cá entre nós: quem nunca contou uma dessas de vez em quando??
Além das mentiras esfarrapadas, existem aquelas da categoria "para o bem da humanidade". "Na verdade, quando mentem é porque precisam. Para proteger o outro - e de preferência, a outra. Foi assim com a mãe, a namorada, a mulher, a sogra. Questão de sobrevivência. Tudo pelo bom convívio social. Os homens só mentem, no fundo, para poupar as pessoas, e, sobretudo, para o bem das mulheres", afirma Luis Fernando Veríssimo, cronista e observador bem-humorado do cotidiano brasileiro, em seu livro "As Mentiras Que os Homens Contam".
Com todo respeito, Veríssimo, mas: “para o bem das mulheres”??? Vá se lascar essa benevolente “preocupação” masculina!!! Desde quando mentira passou a ter seu lado bom? Mentira sempre foi mentira e, se o pai dos burros nunca erra, “Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa”. Pronto, disse tudo: é falsa!
Há casos em que o parceiro mente, você finge que acredita e o assunto então vai sendo adiado indefinidamente. Às vezes, creio eu, os homens entram neste jogo sem perceber, por pura confusão sentimental. Aqueles que detestam conversar ou especialmente os que estão pensando em cair fora do relacionamento usam a mentira como uma solução fácil, rápida e "indolor". Pena que eles não estudaram um pouco mais do universo feminino!
Existem os que mentem firmes, os que invertem o jogo (e a mulher já começa a achar que a louca é ela), os que ficam nervosos, os que começam a rir ou os que mentem chorando. E só isso já prova que os homens não são todos iguais.
Mas a pior vítima deste bombardeio emocional é a mulher apaixonada. Ah! A mulher a-p-a-i-x-o-n-a-d-a! Aquela que prefere não ver. Quem está enamorada quer tudo! E, geralmente, prefere o mínimo ao mais ou menos. Por isso, dentre as mais comuns mentiras que eles contam, você deve ficar esperta com aquelas “fáceis de assimilar”. Vamos lá, analisem comigo:
“Te ligo”: é a mentira clássica. Sinônimo de “a gente se vê por aí”. Ou seja: não significa nada. Pode cansar de esperar, amiga: ele não vai te ligar!
“Só um pouquinho”: se ele vai sair com os amigos, vai emendar a jornada de trabalho, acredite: o “só um pouquinho” não acaba nunca!
“Ninguém vai ficar sabendo”: papudos por natureza, os homens gostam de contar vantagens. Ele vai contar o que você implorou para que não fosse revelado!
“Estou confuso”: sinônimo de “não quero nada sério” ou simplesmente “estou interessado em outra mulher”. Sem explicação coerente, o sujeito está pisando na bola com você. Caia fora!
“Não vai dar pra sair hoje”: analise a situação. Seja qual for, pode ter certeza: ele arrumou programa melhor pra fazer do que estar com você. Não, ele não vai ficar em casa!
“Vou terminar com a `outra´ logo”: se já existe outra, você já está com problemas. Que confusão você se meteu! Se você não for masoquista, saia já desta relação. Agora, se você já está apaixonada... pode esperar sentada!
“Claro que eu escutei!”: acredite, na maioria das vezes, seu companheiro não é a pessoa mais indicada para você desabafar. Não, o homem não nasceu para ser “conselheiro sentimental”. Você não tem amigas? Ligue para qualquer uma... ela com certeza vai te escutar.
“Eu sou diferente dos outros”: sendo prática e rápida: homem é tudo igual!
“Claro que eu te amo”: declarações de amor só valem quando são espontâneas. Agora, se ele te disse isso antes ou depois de qualquer uma das situações já citadas acima... há 99% de chances de ser mentira!
É claro que essas mentiras fazem parte da infinita lista que os homens carregam na cachola, por isso, vamos ficar atentas a qualquer sinal duvidoso vindo do rapaz...
Só para constar: as mulheres também mentem, mas, convenhamos, são bem mais sutis e, muitas vezes, atrizes de primeira categoria!
Depois disso tudo, você eu não sei, mas eu quero é a verdade! Sempre a verdade! Verdade dura e crua. Em pratos limpos... Com sal, por favor!
Agora canta Jorge Ben, canta! Porque “se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem...”
Caramba...!

Nenhum comentário:
Postar um comentário